Sabemos da polêmica que envolve o surgimento da música gótica.
Mas as indefinições não estão restritas apenas no que diz respeito ao país de origem,se é difícil definir o que é o indivíduo gótico; então como classificar a música dos góticos?
Como encontrar parâmetros que distingüam este estilo musical ?
Existem alguns elementos que podem ser comuns na musica gótica: arranjos e harmonizações que lembram o erudito; letras com temas ocultistas ou filosóficas; a atmosfera dark das bandas etc. Alguns derivados do heavy metal ou do new age foram incorporados ao gótico, assim a música gótica foi subdividida em alguns segmentos:
Rock Gótico – É o primeiro estilo considerado música gótica. Possui letras filosóficas e melancólicas. O instrumental é simples, com guitarras, baixo e bateria. O vocal é pesado, grave e algumas vezes urrante. The Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees são algumas bandas representantes deste segmento.
Pop Gothic – Este estilo de música gótica que oscila entre a depressão e a euforia, tanto nos arranjos como nos temas. O Pop Gothic é aceito por várias tribos e assimilado por outras tantas ideologias. É considerado um dos mais populares e difundidos além do meio underground. Bandas: The Cure, Depeche Mode...
Gótico Eletrônico – É um dos segmentos que causam mais polêmica. É ignorado por alguns góticos, e idolatrado por outros. Marilyn Manson, e sua música “satânica” é um ótimo exemplo do gótico eletrônico; porém este estilo também é chamado de Rock Industrial e assimila elementos dos outros estilos góticos, como as letras obscuras e arranjos macabros.
Classics/Lírico/Ethereal/DarkWave – Esta facção da música gótica é muito bem aceita pelo publico erudito. O gótico Lírico agrega em si elementos da música clássica. Com arranjos orquestrados de violino e piano, somados aos vocais sopranos e tenores, torna-se um estilo mais sofisticado e “limpo” aos ouvidos. As letras exploram temas culturais mais intelectualizados, mas sem deixar de lado a face filosófica e noturna. Algumas vezes também é associado ao New Age ou World Music. Bandas como o Opera Multi Steel, Dead Can Dance e Era, são alguns exemplos do estilo.
Gothic Metal – É um dos estilos mais recentes. Houve uma divulgação muito intensa nos últimos anos, principalmente na década de 90. Combina o metal com o clássico. Aliado a um vocal masculino extremamente grave, com vocais femininos líricos (sopranos), o Gothic Metal mantém a postura de temas ocultos e filosóficos. Os arranjos também usam violinos, pianos e outros instrumentos eruditos. Nesse estilo, percebe-se também a inclusão de corais de vozes e letras em latim. A banda holandesa After Forever pode ser considerada uma das maiores referências desse estilo.
Doom Metal – A palavra “Doom” significa “condenação” ou “juízo final”. Este conceito é suficiente para termos uma idéia básica do Doom Metal. Uma das primeiras bandas a receberem este rótulo foi o Black Sabbath nos anos 70. Porém, o Doom Metal foi ganhando adeptos e na década de 90 surgiram outras bandas que incorporaram novos elementos sonoros, a influência temática do Gótico chegou ao Doom. Paradise Lost e Theatre of Tragedy inovaram com os vocais femininos líricos. Assim o Doom Metal foi “inserido” no estilo de música gótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário